domingo, julho 30, 2006

De um leitor

A realidade de 2006 tem um contexto. E esquecer a História é estarmos condenados a repeti-la.

Como o autor do blogue e muito bem sublinhou: Como diz o grande General Taur Matan Ruak: "Não há reconciliação sem Justiça!"

E a justiça está para ser feita desde 1975.

É óbvio que ninguém pretende que sejam presos os responsáveis. Mas é um acto de justiça que reconheçam publicamente os erros cometidos desde 1975 e peçam publicamente desculpa.

Como é sabido, Xanana fez essa exigência no Congresso do CNRT em 2000. E foi essa a razão, segundo Alkatiri, que provocou a saída da FRETILIN do CNRT.

E só quem não conhece os timorenses é que pensa que o passado pode ser esquecido.
Não se trata de revanchismo, apenas de repôr a verdade histórica.
Para que o país possa seguir em frente enterrando os fantasmas do passado.

Não entender isto é não perceber nada de Timor.

Alkatiri trabalhou muito nestes últimos anos por Timor e pela FRETILIN fundamentalmente, mas há quem tenha trabalhado 31 anos sob ocupação, vivendo em grutas e comendo raízes e cascas de árvores.
E quem tenha sido preso e torturado pelos indonésios. E não foi só o Xanana. Foram centenas, milhares. Fora os que morreram.

E a FRETILIN não tem o direito de se reivindicar representativa de todos eles. Porque não corrresponde à verdade.

Por isso eu digo e mantenho, enquanto não for resposta a verdade desde 1975, por todos, não só a FRETILIN (houve crimes de parte a parte, embora só alguns tenham cometido massacres), dificilmente haverá paz genuína em Timor-Leste.
E todos os que tiveram responsabilidades têm que reconhecer o que cada um fez e pedir desculpa ao povo de Timor pelo que fizeram.
Só assim será possível ultrapassar a paz podre em que se tem vivido e que basta uma faísca para degenerar em violência escusada.

.

67 comentários:

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o que acima esta escrito! So quero aumentar mais um pedido:
Os responsaveis politicos da actualidade tambem tem de fazer todos os esforcos para que os Generais Indonesios responsaveis por 24 anos de crimes contra a Humanidade cometidos em Timor Leste, sejam trazidos tambem a Justica!
Fote Make Riba

Anónimo disse...

Teremos que comecar com Portugal e os descolonizadores de meia tijela.Vasco Goncalves,Otelo Saraiva de Carvalho etc... e, os que estiveram em Timor;Lemos Pires,Jonatas, Mota e os politicos da moda; Soares, Cunhal etc...e o que mais adoro(aquele famoso transatlantico imovel do Almeida Santos).Ainda me lembro que estava de servico como controlador sonoro da ERT naquele dia no Palacio das Reparticoes.
Que grande baboseira!E deixaram o POVO morrer por 24 anos.E todos os outros paises que directa ou indirectamente fizeram ouvidos de marcador.A politica e os politicos sao a coisa mais suja que existe a superficie da crosta terrestre.
Querem comecar a justica por onde tudo comecou ou ja esquecemos as culpas que Portugal tem no cartorio?Os Indonesios fizeram o que fizeram porque os outros paises deste malogrado mundo deixaram.TODOSSSSSSSSSSSSSS!!!

Anónimo disse...

Se a alma do Magiolo Goveia, Amadeu Coelho, Lino Cow Boy, Duarte e outros Portugueses que morreram por defender a Justiça e lutaram contra o que a FRETILIN em 75 fez aos n ão FRETILINs! Eles poderiam dizer quem os matou!!!! Há dúvidas sobre isso÷ É porque não estão atentos!

!!!!!

Anónimo disse...

Anónimo das 9:36:39 PM: conhecemos a técnica de empatar, empatar para que "estes" se safem. E "estes" são os que ainda hoje manipulam crianças e as colocam nas filas da frente das manifestações enquanto eles se escondem detrás delas, são os que incentivam ao apedrejamento dos deslocados, são os que ainda não entregaram as armas que roubaram, são os que impunemente atentam contra o bom nome e a dignidade dos opositores, mais uma vez escudados em supostas ONG's de direitos humanos. A justiça para ser justa tem que ser feita a tempo. É tempo de entregar à justiça quem actualmente prevarica porque é tempo dos deslocados regressarem com confiança às suas casas.

Anónimo disse...

Margarida: Presumo que ainda seja jovem de idade 9 isto não deve ter mais de 40 anos) ! Pelo que não sabe que esta tática foi utilizada em 75 pela FRENTE; Por crianças á frente e mandar pedradads a torto e a direito! O historia deveria ter sido escrita como ela ´! MAs infelizmente houve manipulação e hoje os jovens de agora ( com menos de 40 anos) de tudo o mundo n˜åo tëm a noção do que foi o 75. Não ponha as mãos no fogo por eles nem os defenda! Leia o relatório do CAVR! está lá tudo!

Lute para que haja justiça primeiro ! A dor de quem sofreu perda dos seus da forma como perderam deve ser horrivel! E de certesa que essas pessoas a ultima coisa que querem é que a história se repita! Acredito que querem a paz e avançar para um futuro mais positivo e calmo!

Lute pela Justiça!

Anónimo disse...

Margarida!
"A justica para ser justa tem que ser feita a tempo"
Eu acho que a justica a haver, esta sempre a tempo.O busilios da justica e que nao a consigo ver nem ao fundo do tunel.E estou a espera desde 1975.E eu ate nem sou alinhado com ou contra quem quer que seja, porque aprendi ha ja muito tempo a lutar por mim, nao por as minhas maos ao lume por ninguem.E tive que fugir de Timor em 75 depois de 11 dias de casado.Quer melhor lua-de-mel?
Se quiser ajudar Timor ajude o POVO.(nao os politicos).Se tiver capacidade financeira va la de ferias e faca qualquer coisa por eles.Se os politicos fossem papel higienico teriam melhor uso.Ajudar a traduzir textos acho muito bem desde que nao sejam so os a favor do Alkatiri.
Saudacoes luso timorenses em terras australianas.

Anónimo disse...

Anónimo das 11:13:42 PM: eu não tenho pretensões a ajudar, se não forem os timorenses a ajudarem para levar para a frente a sua vida e o futuro do seu país, nunca avançarão. Eles, os timorenses é que terão de escolher e depois exigir que respeitem a sua escolha. Eu só quero é que não empatem mais o direito que os timorenses têm à segurança e à paz.

Anónimo disse...

margarida: Nao ajuda e so quer. Os timorenses tambem nao precisam das suas opinioes. Cale-se que o silencio e de ouro.

Anónimo disse...

Eh preciso uma vez por todas falar claro que quem esta por tras do actual golpe sao alguns Carrascaloes, o Leandro Isac, alguns padres. Infiltraram-se nas F-FDTL e na PNTL, duas instituicoes garante da ordem e da soberania do pais. O proprio PR jogou um papel fundamentel nisso tudo. O Sr Leandro Isac sempre teve um grupo de jovens aliciados com dinheiro e tua-sabu(um aguardente feito de suco de palmeira). Este grupo de jovens desempenhou papel fundamental na manifestacao de 04 de Dezembro de 2002, edificios e casas queimadas, incluindo a do Mari Alkatiri e de alguns dos seus familiares. Nessa mesma altura o Palacio do Governo e o Parlamento Nacional foram assaltados pelos manifestantes cujo numero nao ascendia a mil. Algus responsaveis desse grupo de jovens aliciados por Leandro Isac vivem no Quintal Kik. Geralmente o dinheiro do aliciamento eh entregue a um dos responsaveis e posteriormente distribuido aos seus membros.

Anónimo disse...

Eh pá. Padres infiltrados nas FDTL e na PNTL? E também fizeram recruta?
Desculpe lá mas não estou a ver nenhum dos Carrascalões a fazer recruta para se infiltrarem nas FDTL ou PNTL.
Há para aí um filme que eu não estou a ver.
Que tal procurar mais próximo do umbigo, as causas reais de tudo isto?
Começar primeiro por casa própria, depois ir espreitar a dos vizinhos.
Que tal? Hã?

Anónimo disse...

Anónimo das 2:38:47 AM: mas lembra-se que uma das fazendas dos Carrascalões serviu de cenário para as encenações da four corners e dias antes já tinha servido para o retrato da família Railós, não se lembra?

Anónimo disse...

Lembro-me sim. Mas você tem noção onde é e da dimensão da fazenda em questão? Aquilo tem aldeias lá dentro. E não tem vedações, como é óbvio. Explique-me como é que você impediria um grupo armado de ir lá para dentro e fazer o que quisesse.
Se o fazem em plena cidade com forças internacionais....

Anónimo disse...

As fotos foram tiradas à porta da casa... do four corners não sei porque não vi, mas das fotos lembro-me bem.

Anónimo disse...

O oleo esta subindo a tona da agua! Como e muita agua e muito oleo, temos de ser pacientes pois isto leva tempo! Por isso a todos os que gostem do oleo peco para o empurrarem o mais depressa para cima, assim como vez o anonimo das 1:13
Fote Make Riba

Anónimo disse...

Ao anonimo das 2:38
Nem padres nem os Carrascaloes precisavam de fazer recruta para se infiltrarem. Ha outro meio mais efectivo que se chama "Almighty Dollar" e nestes casos os dolares Americanos! Lembra-se das manifestacoes com as estatuas e tudo? E a desculpa da quinta do Carrascalao ser muito grande nao pega! Traz agua no bico tudo isto.

Mau Beick

Anónimo disse...

Isso do "almighty dollar" já eu pensei, mas neste caso quem é que tinha as mãos na massa?
Ah pois é!

Anónimo disse...

E quem é que queria ter mas não tinha votos para ter (nem partido, quanto mais votos) mas finalmente as tem (as mãos na massa)... é esta a "democracia" kanguru style?

Anónimo disse...

margarida so diz esparata

Anónimo disse...

Já somos dois, Timorasli.

Anónimo disse...

margarida:eu sou como tu disculpa como digo mas, da tua parte sim..manheira de ver as coisas prece mais favoravel ao EX PM e os seus partido isto é que faz a diferença entre tu e eu entretanto ñ sou igual como tu ok

Anónimo disse...

Você deve ter mesmo bases sólidas para censurar o funcionamento da democracia na Austrália.
que fale nos interesses estratégicos australianos é uma coisa, agora a democracia e a liberdade australiana, tenha dó da gente.
Que se saiba não têm eleições de sovaco ao ar nem de lista fechada. Não quer que dê exemplos desses pois não?

Anónimo disse...

eu ñ me interese que seja quém for o que é que esta funcionar na na sua democracia ou seja la quém for.mas a mim o que mais chocado a manheira de ver as coisas em timor igual com quqlquer um pais osidental ou americana igual com a miha terra.timor tem as suas istoria diferentes destes pais que referi.por isso qualquer partido em timor que governar tek saber 1 os problemas rais i realidade que se passa com povo timorense ok

Anónimo disse...

Amigo Timorasli:
Timor tem historia diferente, sim mas a Democracia e Democracia e seus principios tem que ser respeitados percebe?
Se o povo de Timor Leste nao gostava da maneira como Alkatiri governava, teriam que vota-lo fora nas proximas eleicoes! Ora o que aconteceu foi que o povo nao tirou Alkatiri fora foi o Xanana e seu gang a la West. Compreende? Isto nao e Democracia!
Eu nao estou a defender o Mari! Estou a defender a Democracia! Eu estou-me cagando para quem governe Timor, compreende! O que e necessario e que quem estiver a governar seja eleito pelo povo e nao por Presidentes incompetentes, compreende? O povo de Timor-Leste, esta em todo o Timor-Leste, nao sao so os 2 ou 3 mil que estavao a fazer os incendios e a roubar e a matar em Dili! O povo de Timor Leste nao e o Xanana, o Alfredo, o Railos o Salsinha e a restante quadrilha, compreende ou nao quer compreender! Se nao quer compreender e ver as realidades que todos veem, nao so as suas, entao pare de dizer asneiras!

Mau Beick

Anónimo disse...

Amigo Timorasli:
Timor tem historia diferente, sim mas a Democracia e Democracia e seus principios tem que ser respeitados percebe?
Se o povo de Timor Leste nao gostava da maneira como Alkatiri governava, teriam que vota-lo fora nas proximas eleicoes! Ora o que aconteceu foi que o povo nao tirou Alkatiri fora foi o Xanana e seu gang a la West. Compreende? Isto nao e Democracia!
Eu nao estou a defender o Mari! Estou a defender a Democracia! Eu estou-me cagando para quem governe Timor, compreende! O que e necessario e que quem estiver a governar seja eleito pelo povo e nao por Presidentes incompetentes, compreende? O povo de Timor-Leste, esta em todo o Timor-Leste, nao sao so os 2 ou 3 mil que estavao a fazer os incendios e a roubar e a matar em Dili! O povo de Timor Leste nao e o Xanana, o Alfredo, o Railos o Salsinha e a restante quadrilha, compreende ou nao quer compreender! Se nao quer compreender e ver as realidades que todos veem, nao so as suas, entao pare de dizer asneiras!

Mau Beick

Anónimo disse...

amigo Mau Beik:8:43:02 AM
vc esta inganado sabes..aquilo tu diseste ou melhor escreveste..ñ nada coisas nova para mim ok.democraçia que tu defendes..também eu defendo..mas tu referiste coiasa que ñ são fundamentos das problemas...o que esta agora a rola em timor todo vem do Governo anterior liderada pos ex PM.sabes isso ou não sabes...? tu sabes qual é o inicio dos problemas..? e quém neste altura a frente do governo..? sabes ou não sabes..ñ ves o problema que aconteceu ou ja foi mas ves o RAIS DO PROBLEMA..isto é que devias saber Primeiro......(..)eu nãovou falar este tipo democraçia estas a dizer(eleito democratico ..(..) )e tu ainda sabes aind é a fretilin naquele altura ganhou eleição mas ñ é eleição que estas a referir..? era para constituintes sabes isso ou ñ..?e depois diseste anda que são três mil que estao em dili a roubar e queimar casas eu concordo ctg..mas tu esqueceste..quem estava antes A frente do GOVERNO isto é mais importante ñ Xanana é que estava afrente do governo pois não...? continua com aminha ideia é que quém:HAVIA DESCRIMINAÇÂO NO CHEIO DA F-FDTL...ou nao ?....problema veiu ai meu caro AMIGOOOOOOOOOO este inicio das cuasas sabes isso ou não.....?

Anónimo disse...

Mau Beik:8:43:02 AM
timor so tem forças armadas todo total são 1500 efectivos inclui os oficias todo ramo sabes ou não sabes..? se um pais (outro pais de qualquer canto do mundo)1 terços deste forças que abandonaram os seus quarteis quer dizer que havia mesmo o problema sério,então quém estava Governar é o senhor ex Primeiro ministro Mari Alkatiri é ñao é..como ele era responsavel do governo Pq ñ resolve aquele problema..? Pq deixou o problema prolongou..? pq..? por tras deste coisas ainda por cima distrbuirem as armas para populaçãos civil..(..) em vez resolve o problema.vamos imaginar um pouco suponhamos que isto acontece em portugal quém sai agora a defender estes soldado..? e quém vai ao publico a dar a cara...? e quém fica em cima controlar...?

Anónimo disse...

Mau Beik:8:43:02 AM
vc sabe muito bem que timor não é regime militar pois não..? é o estado direito é não é..? pq chefe estado maior é que vai para o parlamento a comunicar que os 600 soldados que abandonaram os quarteis..eles(600) já não podem voltar mais par militar..? e o ministro da defesa...? houve ou ñ houve cordenação entre ministeriais..? que tipo de responsabilidade do ministro da defesa...? pq existe ministro defesa..?e quem poseram la o ministro da defesa...? dis la então se tu sabes..este estado direito e democratico...!

Anónimo disse...

Mau Beik:8:43:02 AM
eu ñ sou defenssor da Presidente Xanana mas, sim estou a dar razão a atuação do presidente da republica segundo constituição ele é sobarana do pais entertanto é ele(PR)tem todo legitimidade de ver se as coisas do pais não estõ andar como deve ser é isto sim PR tem que tomar algo para salvar o pais de alguma pessoa que so penssa em poder.

Anónimo disse...

Eu quero uma DemoCracia de Partido Único - só assim haverá estabilidade!

Não defenderei outra coisa.

Gostava de saber uma coisa. Será que a FRENTE se está a esquecer que mantendo as coisas como estão é que não vão lá mesmo em 2007 e tão pouco daqui a 50 Anos?

E sabem porquê? Porque em 75 fizeram assim, durante a ocupação fizeram o mesmo e mantêm-se calados, nestes últimos 6 anos fizeram o mesmo (adaptados aos tempos modernos...) e pelos vistos vão continuar a fazer... não há emenda LAMENTAVELMENTE!

Mas deixem estar assim que está bem. Ainda não repararam que com democrats assim o melhor é mesmo estar calado que o silêncio é de ouro?

Anónimo disse...

Anónimo das 8:03:21 AM : diga lá então s.f.f. o que é que a lei Australiana dos partidos políticos diz para a eleição das direcções partidárias. Fico à espera da sua informação.
É que a lei timorense neste aspecto é igual à lei portuguesa e esta nunca ninguém se lembrou de a contestar durante 30 anos. E a lei timorense diz que as direcções partidárias são eleitas por voto directo e secreto de todos os filiados ou por assembleia representativa desses filiados. E um congresso é uma assembleia representativa de todos os filiados. E foi isso que aconteceu no último congresso da Fretilin, foi o congresso que elegeu a direcção. E elegeu como a maioria decidiu, por braço no ar.
Mas fico à espera da sua informação. É que em muitos países, as coisas passam-se exectamente como se passaram em Timor-Leste.

Anónimo disse...

Anónimo das 4:42:14 PM : compara a situação de hoje com a de 1975 mas esquece-se do principal, em 1975 nem tempo tiveram para decidir o mais importante que eram as eleições para a Constituinte. Felizmente que depois do referendo em 1999, que a decisão mais importante foi a eleição da Constituinte em Agosto de 2001 que aprovou a Constituição em 22 de Março de 2002.

E assim, desde 20 de Maio de 2002 que é a data em que a Constituição entrou em vigor, que a situação é completamente diferente da de 1975, pois pela primeira vez na sua história os timorenses têm uma lei mãe feita e aprovada pelos deputados que eles livremente escolheram e que define as regras de actuação para todos os órgãos de soberania. E lembro alguns dos artigos principais da vossa constituição:

Artigo 1.º
(A República)
1.A República Democrática de Timor-Leste é um Estado de direito democrático, soberano, independente e unitário, baseado na vontade popular e no respeito pela dignidade da pessoa humana.

Artigo 2.º
(Soberania e constitucionalidade)
1.A soberania reside no povo, que a exerce nos termos da Constituição.
2.O Estado subordina-se à Constituição e às leis.
3.As leis e os demais actos do Estado e do poder local só são válidos se forem conformes com a Constituição.

Artigo 7.º
(Sufrágio universal e multipartidarismo)
1.O povo exerce o poder político através do sufrágio universal, livre, igual, directo, secreto e periódico e através das demais formas previstas na Constituição.
2.O Estado valoriza o contributo dos partidos políticos para a expressão organizada da vontade popular e para a participação democrática do cidadão na governação do país.

Artigo 69.º
(Princípio da separação dos poderes)
Os órgãos de soberania, nas suas relações recíprocas e no exercício das suas funções, observam o princípio da separação e interdependência dos poderes estabelecidos na Constituição.

Anónimo disse...

margarida:53:05 PM
e depois comprirrem este artigos todos ou ñ....! na pratika...? no governo..é este ´´e mais importante...governa bem..? democraçia..? bem estra das população....? mais mais mais ect

Anónimo disse...

Timorasli: depois na práctica temos uns que dizem que o governo cumpriu, e outros que dizem que não cumpriu. E o mesmo acontece em relação do PR (que é um órgão de soberania) há quem diga que cumpriu, há quem diga que não. E o mesmo se passa com os tribunais e o Parlamento.

Quanto ao Parlamento, PR e Governo, as teimas tiram-se nas eleições, que são já para o ano que vem. O povo é que decide pelo voto se vai premiar ou castigar e mais ninguém pode decidir pelo povo. Parlamento, PR e Governo resultaram do voto e é pelo voto que ficaremos a saber se actuaram conforme a vontade de quem os elegeu.

Anónimo disse...

Por as leis de Timor serem de uma maneira geral copia das de Portugal e que persistem os problemas.A revolucao em Portugal em 1975 e as novas leis democraticas na pratica nao sao cumpridas.Se nao fosse toda a bagalhoca que a CEE para la mandou desde a adesao,Portugal estaria muito pior que a Grecia.(ou sera que ja esta?).As realidades timorensas sao bastante diferentes das de Portugal.O unico beneficio para Timor de Portugal e o malai cor de rosa.
Porque quem tem sonhos cor-de-rosa pode-se dar por feliz.
Eternos sonhadores!!!!!!!!!
Margarida!
Antigamente no tempo das caravelas eram os verdadeiros Portugueses.Depois vieram a merda dos Portugueses e desde o 25/4/74,os Portugueses de merda.

Anónimo disse...

Anónimo das 8:45:55 PM : ficamos a perceber que para si os “verdadeiros” são aqueles que a mando do chefe de então (o rei) andaram mundo fora a rapinar (e também aí em Timor-Leste), sem se preocuparem minimamente com os direitos dos povos, que hoje finalmente donos do seu destino e da sua terra bem se esforçam para se livraram da “herança” dos 400 anos de colonialismo: a mais baixa taxa de escolarização e o maior índice de pobreza desse canto do mundo.

Anónimo disse...

E verdade! As realidades Timorenses sao bastante diferentes das de Portugal. Concordo contigo! Se nao houvesse tanto estupido, burro e ignorante como o anonimo acima, as realidades Timorenses aproximavam-se mais das de Portugal e quando do tempo das caravelas existiam os verdadeiros Timorenses, honrados, respeitadores, depois apareceram os mesticos aldraboes e ladroes e agora apareceu o verdadeiro escumalho de Timor, os corruptos ladroes e mentirosos, de sangue sujo cruzado com muita lama. Mas resta-me a felicidade de que la nas montanhas de Timor ainda podemos encontrar o verdadeiro honesto e decente Timorense.
Merda de Portugues

Anónimo disse...

Pois é.
Só é pena que a Constituição da FRETILIN não permita qie a voz seja devolvida ao povo em tempo de crise.

Anónimo disse...

Anónimo das 9:09:00 PM: já reparou que "sangue cruzado" temos todos, mas todos mesmo? Já reparou que os antepassados dos portugueses eram muçulmanos? Já reparou que a Sé Patriarcal de Lisboa está construída nas fundações duma mesquita? Somos todos cruzados e somos todos pertencentes à mesma raça, a raça humana.

Anónimo das 9:26:06 PM: principalmente em tempo de crises fabricadas, dava um jeitão aos fabricantes de crises eesa sua ideia de devolver a voz ao povo... mas também cinco anos passam depressa, o mais sensato é pois aguardar as próximas eleições e resolver as coisas com calma e com ordem e principalmente sem violência, nem incêndios, nem pilhagens.

Anónimo disse...

Margarida!
Em 32 anos da chamada democracia, Angola,Mocambique,Guine,Cabo Verde,Timor e o nosso Portugal sofreram mais e morreram mais pessoas do que nos tais 400 anos das caravelas.Os Portugueses de antigamente eram respeitados e uns SENHORES pelo mundo fora.
Voce defende Portugal ou defende o facto de o PCP(menos de 10%dos Portugueses)poder lancar areia facilmente aos olhos dos menos sabidos?

Anónimo disse...

margarida:10:23:31 PM
em 32 anos...democracia funcionou..? ao onde em protugal..? ou em Angola..? mocambique...? mas em timor que eu saiba 75 para cá ainda ñ vivemos o numa democracia como agora em portugal...! mesmo assim em portugal ainda há pequenas lacunha democratico ainda ñ esta bem funcionar...talvés..!!!!!!

Anónimo disse...

Timorasli!
Oh nee akerek portugues anessan hau akerek tetum.Se oh la akerek portugues diak ituan hau ussun Margarida ba Dili para lissaun ida ka rua.
He,he,he........

Cumprimentos ba maun alin sira hotu hotu.

Anónimo disse...

anónimo:11:11:06 PM
hahahahahahah ita obriga ann hakerek ema nia lian nee diak amigo..! hau hakerek imi nia lian..ladun diak mas..le ho komprende saida mak imi hakarak hau mos lalakon ho ita bot sira rona.hau la preciso ema ida atu hanorin.margarida bele ba ona dili ou hakarak ba tan nee mos labuat ida mai deit..dili dalan luan ho loke odomatan ba ema hotu naran ema nebe tama iha dili labele lori hanoin foer deit...hakuak bott belun.

Anónimo disse...

anónimo:1:13:01 AM
ñ pode ver as coisas assim apontar dedos para as pessoas.mas sim quém esta no Governo devia resolver o problema..para mim governo é culpado de todos.eu referi isto ontém neste blog..imagina acontecimento deste aconteceu em portugal...?

Anónimo disse...

A FRETILIN tem algum problema de se clarificar a situação e acabar com esta bagunça, dando a voz ao povo?
Ou agora não lhes convém?
Quantas vezes já houve eleições antecipadas em Portugal desde a revolução? E em todas elas o povo não deu razão a quem as convocou?
Porque é esse o fundamento da democracia em liberdade.
Em situação anómala, o povo clarifica-a.

Quem tem medo de eleições antecipadas?

Anónimo disse...

margarida:7:13:37 PM
este ponto de vista eu concordo..é que o povo é que vai dar o ultima palavra(eleição)daí vamos nos todos saberá quém é.mas para já desde 2002 para cá nada mudou pelo contrario...

Anónimo disse...

Anónimo das 10:23:31 PM : está-se a esquecer da escravidão de Angola, Moçambique e Guiné? Está-se a esquecer dos negócios de escravos iniciados pelos portugueses e dos milhões de africanos que foram obrigados a sair da sua terra para o continente americano? Está-se a esquecer da mortandade que doenças tão simples como a rubéola provocaram nesses povos (e no Brasil) e que causaram milhões de mortos? Não deite você areia para os olhos dos outros e tenha o mínimo de pudor em falar destas coisas.

Anónimo disse...

Timorasli: referia-me a Portugal, como sabe Angola teve uma longa e horrorosa guerra civil encavalitada numa guerra de libertação e só agora é que por lá a paz está a assentar. Moçambique já tem paz há mais anos mas a guerra civil também foi horrorosa. Vocês, como eu tentei explicar, em regime constitucional, em regime democrático vivem há pouco mais de 4 anos e há 7 anos ficaram com o país praticamente todo devastado pelas milícias. Vocês têm uma tarefa bem mais complicada do que nós tivemos, porque por cá, e felizmente, não houve guerra civil, não se incendiaram casas, nem tribunais, nem edifícios públicos, nem escolas, nem nada e vocês há 7 anos tiveram muito disso destruído. Por cá mudámos as leis, elegemos um novo parlamento e as coisas foram-se resolvendo, mas vocês há 7 anos tiveram perto de duas mil pessoas mortas, além das destruições. E em Portugal muita coisa andou para trás em questões de liberdades e de democracia. Sabe que hoje é muito mais fácil despedir trabalhadores do que era? Sabe-se que hoje a maioria dos trabalhadores tem contratos precários? Por cá as coisas não estão famosas, e por aí, penso que estão bem melhor do que estavam há quatro anos, mas têm tanto, mesmo tanto por fazer. Por isso lhes digo, levem a vida para a frente, mas please, em paz e sem violência.

Anónimo disse...

Alguem sabe o nome completo do Mari Alkairi? Onde é que ele nasceu? Fez o serviço militar português? Não? Então porquê?

Anónimo disse...

Anónimo das 11:44:55 PM : o Alkatiri bem disse que o ideal neste situação actual eram eleições antecipadas mas explicou que não há condições, porque falta aprovar a lei eleitoral, a comissão nacional de eleições e o recenseamento eleitoral. Em Portugal desde que temos a constituição aprovada, que me lembre tivemos duas vezes eleições antecipadas: a primeira vez foi o PR Mário Soares que as convocou contra a opinião da maioria de esquerda do Parlamento e o resultado foram duas maiorias absolutas seguidas do PSD. A segunda foi o Jorge Sampaio que desta vez teve em conta a opinião da esquerda (que não tinha a maioria absoluta no Parlamento) e o resultado foi a derrota do PSD. Isto é em 30 anos, por duas vezes houve eleições
antecipadas.

Em Timor-Leste têm ainda um problema que não temos em Portugal, que é a época das chuvas, que dada a falta de infra-estruturas, condiciona não só a eleição como também a campanha eleitoral anterior e que não aconselha esse período. A minha opinião particular é que se alguém teme eleições (antecipadas ou não) não é a Fretilin. Mas isto é só um palpite meu.

Anónimo disse...

Só me dá razão.

Na primeira, o povo, deu razão a Mário Soares contra a maioria de esquerda no parlamento. O que confirma que a maioria de esquerda não sabia o que o povo queria.
Ou então pior ainda, como até sabia, não queria eleiçoes antecipadas.

Na segunda, os resultados mostram que o Presidente continuou a ter razão.

Resumindo, tanto faz que a esquerda queira ou não queira, o Presidente soube sempre perceber o que o povo queria. E o povo mostrou que o Presidente tinha feito uma análise correcta. Ou esta conclusão não lhe agrada?

E porque não há-de o povo timorense ter o mesmo direito?
Que o seu Presidente eleito directamente pelo povo, possa, cumpridos os trâmites constitucionais (que em Timor não existem por culpa da FRETILIN), avaliar se o povo, deve ou não manifestar-se pelo voto antecipadamente?

Explique porque é que a FRETILIN negou ao povo essa possibilidade? Com que intenção?

Anónimo disse...

margarida: os seus palpites estao tao longe da realidade como voce esta longe de Timor.

Anónimo disse...

Timorasli:
Eu reparei que o anonimo das 11:11:06 PM (desconfio ter sido o Fote Make Riba pela maneira como escreve o tetum) criticou a maneira como voce escreve o portugues. Devo dizer-lhe para nao dar ouvidos a esse idiota e ignora-lo completamente. Vejo que voce esta a fazer um esforco por escrever em portugues e so deve ser louvado por isso. Tenho grande admiracao por aqueles que se esforcam em saber mais, aprender mais como voce esta fazendo.

Forca Timorasli. Assim mesmo!! O Portugues nao e so dos Portugueses assim como os Tetun nao e so dos Timorenses.
E patrimonio do mundo.

Anónimo disse...

Anónimo das 1:20:46 AM: há pequenos “pormenores” de que se está a esquecer. Na do Mário Soares, isso, isso aconteceu 12 anos depois da Constituição ter sido aprovada; Na do Sampaio 30 anos depois. A ninguém passaria pela cabeça que tal acontecesse 4 anos depois da Constituição ter sido aprovada e muito menos no decurso do 1º Governo Constitucional. A malta por cá, nessa época, tinha fama de sermos muito radicais, mas ao pé de si, devíamos ser um poço de sensatez. Outro pormenor é que em ambas as situações nenhum dos partidos no poder tinha maioria absoluta. Se tivessem, era impensável.

Além de que no caso do Mário Soares o Parlamento tinha acabado de rejeitar um voto de confiança ao Governo. E essa possibilidade está exactamente na vossa Constituição, veja lá o Artigo 112.º (Demissão do Governo) 1.Implicam a demissão do Governo:
a)O início da nova legislatura;
b)A aceitação pelo Presidente da República do pedido de demissão apresentado pelo Primeiro-Ministro;
c)A morte ou impossibilidade física permanente do Primeiro-Ministro;
d)A rejeição do programa do Governo pela segunda vez consecutiva;
e)A não aprovação de um voto de confiança;
f) A aprovação de uma moção de censura por uma maioria absoluta dos Deputados em efectividade de funções.
2.O Presidente da República só pode demitir o Primeiro-Ministro nos casos previstos no número anterior e quando se mostre necessário para assegurar o normal funcionamento das instituições democráticas, ouvido o Conselho de Estado.

Como vê a vossa Constituição prevê exactamente a possibilidade (como a nossa na altura) de o povo ser ouvido em eleições antecipadas. Não acha que é altura de acabar com o choradinho da malvada da Fretilin não lhes ter dado o que afinal até lhes deu?

Anónimo disse...

margarida:12:17:43 AM
nemmhum timorenses querem a violência,sa sofremos muito e muito.agora é eu como um timorense e muitos timorense nós ñ queremos um diregente ou outro diregente qualquer...que veio fora para timor e faz timor como dele isto é que nos como nova geração ñ queremos isto.estamos continuar atento com todos diregente que tem este pensamento.

Anónimo disse...

Timorasli: deixem-se dessas divisões entre os que estiveram aí e os que vieram de fora, afinal não são todos Timorenses? Ainda nem reparou que cá em Portugal, após o 25 de Abril, o primeiro Primeiro-Ministro que tivemos também veio de fora, do exílio, e depois chegou mesmo a presidente da República? Estou-me a referir ao Dr. Mário Soares.

Anónimo disse...

Pois é. Desisto mesmo a distorção dos factos é absurda.

Da segunda não havia uma coligação que assegurava maioria no parlamento? E foi rejeitado algum programa de governo? E rejeitado algum voto de confiança?
que condições objectivas havia para dissolver a Assembleia? Nenhumas. O que havia era a percepção de que já não correspondia à vontade do povo. Mais nada. E confirmou-se.

E como você distorce os factos não vê que se a constituição portuguesa fosse assim como a de Timor, Pedro Santana Lopes não tinha sido demitido, porquanto:
Não era início de legiulatura;
Não se demitiu;
Não morreu nem ficou incapacitado;
O programa de governo nunca foi rejeitado;
Nenhum voto de confiança foi rejeitado (nem sequer houve);
Não foi aprovada nenhuma moção de censura.

Os seus argumentos caiem por terra. e o facto se estar na 1ª legislatura ou na 3ª é indiferente.

O que aconteceu, foi que nessa matéria a constituição portuguesa era e é mais equilibrada, pelo que os partidos no governo, além de outra cultura democrática, não entravam em aventuras prepotentes.

Já contou o número de vezes que o seu partido pediu a demissão de primeiros ministros desde o 1º governo constitucional em Portugal?

Ultimamente nem por isso, que cada vez que há eleições descem mais uns pontitos e por isso até convém evitar.

Anónimo disse...

Margarida:5:01:48 AM
claro que os que vieram de fora tb.timorense mas,margarida tem saber.os timorense que estõ la fora e os timorense que vieram la fora...os que vieram la fora mania que sabem mais, e aprendem melhor do que estavm la dentro ou estão em timor.portanto eles(vieram fora)até sabem muito depois squecam de aplicar aquilo que aprenderam.

Anónimo disse...

Anónimo das 6:18:25 AM: Da segunda vez que houve eleições antecipadas já expliquei (em comentário anterior) com pormenor a situação que globalmente se vivia em Portugal e que era a oposta da de Timor-Leste, mas vou resumir: havia em Portugal um governo de coligação pós-eleitoral que ia a meio do mandato e que em eleições para o Parlamento Europeu teve o pior resultado de sempre e mesmo assim o PR Sampaio (contrariando toda a oposição) indigitou como PM o então presidente da câmara de Lisboa Santana Lopes (por abandono de Durão Barroso que foi para o Conselho Europeu); esse governo durou uns 4 meses e foi um desastre completo com ministros a demitirem-se quase todos os meses o que levou o PR a dissolver o Parlamento para haver eleições antecipadas. O que aconteceu em Portugal foi o PR ter dissolvido o Parlamento, ele nunca demitiu o governo.

Ao contrário, em Timor-Leste, o governo de Alkatiri estava no final do mandato, nas eleições em 2005 do poder local a Fretilin teve o melhor resultado de sempre (cerca de 80% e a vitória em 31 dos 32 círculos eleitorais) e a Fretilin tinha acabado de ter o seu II Congresso onde os líderes foram reconduzidos sem margem de dúvida. Há aqui alguma percepção objectiva de que a Fretilin já não corresponde há vontade do povo? Não há. Mas em Fevereiro fabricaram artificialmente uma crise militar e a partir do fim de Abril começaram “out of the blues” isto é sem mais nem menos a acusar o Alkatiri dessa crise e o PR veio com a treta da cassete da four corners para o obrigar a demitir e ele recusou e então para o forçar veio com a chantagem “ou sais tu ou saio eu” e para evitar uma crise maior (os Taras e Salsinhas e outros da oposição exigiam a dissolução do Parlamento) e porque nem lei eleitoral havia para eleições antecipadas, o Alkatiri sacrificou-se e assim salvou as instituições democráticas de Timor-Leste.

E o meu partido em legítima luta política pediu e muito bem a demissão dos governos de Mário Soares e Cavaco Silva, Durão Barroso e Santana Lopes porque não estavam sequer a cumprir com o programa com que se apresentaram em eleições. Mas nunca o meu partido promoveu um golpe de Estado para substituir pela força o que não teve força para substituir pelos votos. E é este o ponto importante. Em Timor-Leste foi por métodos golpistas e chantagistas que mudaram o PM, não foi pela luta política aberta e democrática. E mantenho o que já disse: abençoada Constituição de Timor-Leste que não permite a consumação de golpes destes onde há um PM em fim de mandato com a confiança do seu partido e um Parlamento onde o partido do PM tem a maioria absoluta.

Anónimo disse...

Timorasli: exactamente o mesmo se passou por cá. Mais a mais o Mário Soares até vinha da França, um país com prestígio. Mas é a vida, a malta tem é que ver quem é o mais capaz para governar e sobre Timor-Leste é unânimo que é o Alkatiri. Já quanto a ser sisudo é a maneira de ser dele, às vezes as pessoas tímidas parecem arrogantes, no fundo é timidez, mas nisto estou a dar palpites, não o conheço. Mas a mim também me chamam arrogante e no fundo o que eu sou é persistente quando penso que tenho razão.

Anónimo disse...

margarida:por causa disso que vitimar os inocentes(povinho pquenina)

Anónimo disse...

Ba hau nia Alin Timorasli, hau hakarak hatete katak hau la konkorda ho buat balu nebe alin hakerek maibe hau kontenti tebes tanba alin nia participasaun iha Blog ida nee. Alin esforsa an atu hakerek ho lian portugues diak tebetebes. Konaba lia foer nebe ita dehan tama iha Timor, ita nia rain, hau lahatene lia foer dunik maka ida nebe no lia mos dunik maka ida nebe. Ohin loron tempu globalizasaun ho desenvolvimento tecnologiku iha area informasaun no comunikasaun nian, lalika ema ida atu too iha rai Timor para nia hanoin no hahalok, atu tama iha rai nee. Naran ita iha parabolika ida, ka loke internet, ka le jornais ka revistas ideias foer ka mos too hotu mai ita. Ita ida-idak maka tenki hare ida nebe maka diak mai ita nia rain no mai ita rasik. Maibe tenki hare mos katak dala ruma lia nebe foer ba ita boot, bele sai lia los fali ba ema seluk i viceversa. Nune dunik iha democracia mosu lifuan balu hanesan: liberdade de pensamento e de expressao, liberdade de comunicacao, direito a informacao, etc, etc. Se ita hasoru buat sira entaun mosu violasaun direitus humanus no oioin tan…

Para o meu irmao Timorasli, gostaria de dizer que eu nao concordo com algumas coisas que aqui escreve mas fico contente pela sua participacao e o seu esforco para escrever em lingua portuguesa. Relativamente a algumas ideias erradas que, como diz, possam vir a ser veiculadas em Timor, eu francamente nao sei quais sao as exactamente erradas e quais as exactamente boas. Hoje em dia, na era da globalizacao e do desenvolvimento tecnologico na area de informacao e comunicacao, nao preciso que alguem venha ate Timor apra trazer o seu pensamento, comportamento e visao das coisas e do mundo. Basta munirmos de uma parabolica, na vegarmos na internet, ler jornais e revistas, as ideias mas ou boas entram nas nossas casas e nas nossas cabecas. O que eh preciso eh cada um discernoir o que eh bom para a nossa terra e para nos proprios. Mas eh preciso ter em conta que o que eh bom para sip ode ser mau para ourso e viceversa. Por isso em democracia parecem algumas palavras como: liberdade de pensamento e de expressao, liberdade de comunicacao, direito a informacao, etc,etc. Se agirmos contra aparecem as tais violacoes dos direitos humanos e o resto…

Anónimo disse...

Acho que o que o Timorasli quer dizer e que alguns Timorenses que vieram de fora trouxeram consigo ideias, atitudes e conceitos completamente estranhos a cultura e modo de ser Timorense e por isso sao condiderados arrogantes tal como Mari Alkatiri e a sua clique de Mocambique. Acham se mais inteligents que todos e adoptam atitudes prepotentes. Sao alvos de criticas nao simplesmente porque estiveram fora de Timor durante a luta mas porque sao o que sao.
O contraste, por ezemplo, e o Ramos Horta. Tambem esteve fora mas o povo tem muito respeito por ele. E claro que ninguem e perfeito mas nem todos sao alvo das criticas e descontentamento popular como a Alkatiri e a sua clique sao.

No entanto irmao Timorasli, eu acho que o Alkatiri pensa que e superior a todos sejam eles Timorenses que sempre estiveram em Timor seja os Timorenses que vieram de fora. Ele pensa ser mais iluminado que qualquer outro. E mesmo aquela de os animais serem todos iguais mas alguns serem mais iguais que outros a moda de "The animal farm".
Ele possui um complexo de superioridade que, psicologicamente, so pode explicada como a maneira de compensar pelas suas insuficiencias fisicas. Talvez algum dia algum tecnico possa desenvolver um perfil psicologico do homem de modo a entermos a maneira como age.

Anónimo disse...

Correccao: "de modo a entendermos a maneira como age."

Anónimo disse...

Esse seu conceito do propósito das eleições é paradigmático da forma como olha para as eleições.
Nem percebe que é anti-democrático misturar eleições.
Então o povo não pode votar num partido para a Europa e noutro para eleições locais e noutro ainda para as legislativas?

E todas elas serem válidas e não deverem nem poderem os seus resultados interferir umas nas outras?

Não percebe o perigo para a democracia de se confundirem as coisas?

O PSD pode ganhar as autárquicas porque os povos locais acreditarem nos representantes locais e no entanto acharem que o PS é que deve governar no país.

Isto é democracia e extrapolar os resultados de uma para outra é minar a democracia livre e em liberdade.

Eu sei que isso não faz parte dos hábitos comunistas do PCP. A porta fecha-se, as facções dentro do CC degladiam-se e de sovaco ao ar o SG é encontrado. E a partir daí não há mais eleições. Depuram-se os vencidos se os houver e pronto.
É aquilo que se chama de "cair em desgraça". Que felizmente em Portugal, ao contrário de outras paragens noutros tempos, não custa o pescoço, mas apenas a perda do cargo ou da entrada para as listas eleitorais. Felizmente.

É mentira? Quer exemplos?

Anónimo disse...

Anónio das 9:17:39 PM: mas afinal essas eleições para o Parlamento Europeu eram mesmo um bom indicativo de que o PSD estava em queda porque o resultado que depois teve nas tais eleições anticipadas foi o PIOR de sempre. Como vê o povo não se enganou, o povo demonstrou nas eleições seguintes quanto de facto estava fartíssimo deles. Quanto ao meu partido, também está enganado, não só subiu nessas antecipadas, como a seguir, nas eleições locais até foi o partido que mais subiu.

E esse disparate de dizer que a malta não quer eleições, é mesmo um disparate pegado, pois nós até fomos os únicos que nunca aceitámos a decisão do Sampaio sobre o Santana Lopes e no nosso Congresso que acabou dois dias antes do Sampaio anunciar que ia haver eleições antecipadas, nesse Congresso nós aprovámos uma moção a pedi-las.

E durante o fascismo em Portugal fomos nós que criámos e animamos a única frente eleitoral que disputou eleições. Sempre, sempre nos batemos por eleições livres e justas e sempre denunciámos as palhaçadas eleitorais do fascismo, por isso tantos camaradas meus estiveram presos e alguns até foram assassinados.

Em Timor-Leste houve eleições livres e justas e só desejo que em 2007 se realizem eleições livres e justas por aí, e que entretanto os deslocados regressem a suas casas e o povo tenha segurança e paz. E que haja mais respeito pelo partido que ganhar as eleições e que quem crie a instabilidade como esta que agora criaram seja punido, porque não respeitar a vontade do povo nas eleições é não respeitar a democracia.

Anónimo disse...

margarida, mas desde quando e que perguntar ao povo quem querem para uma assembleia constituinte com o mandato unico de redigir a constituicao e a mesma coisa que perguntar ao povo quem e que querem que governe o pais?
Eleicoes livres e justas houve, mas para que que o povo se pronunciou? Foi para formar uma Parlamento Nacional ou para uma assembleia constituinte?
Va dar uma volta porque por muito contorcionismo que fizer nao pode justificar a usurpacao do poder pela fretilin. Quanto mais contorcionismo fizer mais intransigencia e radicalismo demonstra. Esta na cara!!

Anónimo disse...

Essa da frente eleitoral durante o fascismo é uma mentira pegada. Foram a reboque da candidatura do General sem medo, porque não tinham uma melhor para apresentar.
Sabe bem que ele não era nem nunca foi comunista.
E também sabe que embora o PCP apoiasse formalmente a candidatura dele, houve muitos comunistas que a boicitaram. Dizer alguma coisa diferente disto é mentira, demagogia e revisionismo histórico.

Eu sei que o povo não se enganou, nunca se engana.
Esse é o vosso medo e desdém pelo sistema de eleições livres.

Porque sabem que pela vontade do povo nunca ganharão eleições.

Tirando o exemplo de Allende, que não se anunciava comunista quando ganhou as eleições, conhece algum país livre onde um partido comunista assumidamente ML tenha ganho eleições livres?

Foi sempre a tiro, como sabe.
A tiro, à bomba, assassinato de opositores, extinção da liberdade de expressão de imprensa e de reunião, etc...
Rico curriculum vitae e vem falar de democracia.
E querem o mesmo para Timor?

Não aceitaram (é uma forma de expressão, que remédio tiveram) a decisão de Sampaio, como não aceitaram a de Mário Soares antes, em sentido inverso.
Ou seja, andam sempre enganados, ainda não perceberam?

É a tal cena da mamã e do filhote, o único com o passo certo.

Em timor houve eleições livres e justas em 2001, é verdade, eu nã contesto. Até votei.

Mas votei para que se fizesse uma Constituição. Esperava voltar a votar em 2002 para eleger um Parlamento donde saísse um governo.
Vai daí a maioria achou que eram eleições a mais e kaput.
Pudera, eram para ter tido 80% e ficaram-se por 57%, se nas próximas a descida fosse igual, a coisa ficava preta (34%).

E pronto, este povo é burro, não sabe votar, fica assim e não se fala mais nisso. Foi isso que escreveram naquela triste disposição transitória da Constituição.

Só que o povo até gosta de votar, faz disso dia de festa.

E vao voltar a votar, quer a FRETILIN queira quer não.
E não vai poder repetir a manobra das eleições para Chefe de Suco, porque vai haver ONU no terreno com observadores internacionais por todo o lado.

E depois vou ver se fazem a birra que os milicias fizeram em 1999 a dizer que a ONU beneficiou este ou aquele.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.