terça-feira, agosto 08, 2006

Dos leitores

É aos partidos maioritários em todos os países do mundo que compete tomar decisões.

Por essas decisões não agradarem a todos é que se constituem outros partidos cujo papel é apresentar propostas alternativas às do partido maioritário.

O problema em Timor é que a oposição nunca apresenta propostas alternativas ao partido do governo.

O papel da oposição em Timor é tão só a critica feroz e irresponsável.

Mais grave do que o "abuso irresponsável da maioria" é o abuso da inércia irresponsável da oposição.

Mais grave ainda foi a actuação dos últimos meses de quem deveria ter sido um Chefe de Estado e não esteve à altura de o ser.

E sinceramente todos os timorenses deveriam estar seriamente preocupados por a ausência de pessoas capazes para liderar o país, assegurar a paz, a segurança e a soberania de Timor-Leste.

Para que serve uma bandeira num país em que a lei é a violência e as opiniões pessoais dos mais altos responsáveis do País?

Talvez o problema não seja a bandeira....

.

25 comentários:

Anónimo disse...

"Para que serve uma bandeira num país em que a lei é a violência e as opiniões pessoais dos mais altos responsáveis do País?"

Tem razao. "Se a fretilin perder, ira haver derramamento de sangue" Mari Alkatiri
"So a Fretilin pode criar a estabilidade ou instabilidade" Mari Alkatiri
" Vamos a guerra" Vice-Presidente do Parlamento (Fretilin)
" Quando a fretilin ganhar vai varrer tudo" Mari Alkatiri
" A fretilin e como uma ribeira. No tempo da seca permanece calma, quando chove leva os troncos pedras
e animais para dar de comer os crocodilos no mar" Mari Alkatiri

Mais palavras para que?

Anónimo disse...

"Talvez o problema não seja a bandeira...."

Tem razao. O problema nao e a bandeira.
E a atitude dos que impingiram essa bandeira ao povo.
E a maneira como querem fazer da historia da Fretilin a historia do pais.
Sera que Timor-Leste e somente de 57% da populacao do pais? O resto e paisagem?

Quando se trata de simbolos nacionais eles devem ser simbolos que verdadeiramente promovem a unidade nacional, identifiquem um povo, uma identidade, que sejam motivo de orgulho para todos os cidadaos independentemente de cor, raca, religiao, opiniao politica etc,etc.
A Fretilin irresponsavelmente ignorou isso e quie impor os seus simbolos como simbolos nacionais.

Uma bandeira nacional que e practicamente uma fotocopia da bandeira da Fretilin e nada reflecte a ancestral cultura timorense como se Timor tivesse nascido da Fretilin.

Um teimoso e irracional apego ao 28 de Novembro, data de declaracao unilateral de independencia da fretilin nunca reconhecida internacionalmente, como data de independencia nacional.

Uma data de "restauracao" da independencia de 20 de Maio que coincide com o aniversario da Fretilin como partido. Restauracao, como se Timor ja fosse independente a 32 anos gracas a Fretilin.

Enfim, o problema e a atitude prepotente dos lideres da Fretilin. Essas atitudes ja nao sao aceitaveis no nundo de hoje e e isso que eles teimam em nao querer perceber.
Assim como nao conseguem perceber que argumentar por uma vitoria de 100% nas eleicoes e a mesma coisa que dizer que nao lhes interessa a democracia porque uma verdadeira democracia assente no multi-partidarismo nao permite que tal aconteca.

Uma analise minuciosa dos ditos e feitos de certos lideres da Fretilin, principalmente o Mari, facilmente demonstraria a sua tendensia para o absolutismo, a ditatura.

Anónimo disse...

57% da populacao nas minhas contas de aritmetica e dentro da criteria da Democracia representam a maioria!
E e a maioria que manda! Ou estou errado?
Por experiencia e convivencia sei que os adeptos da UDT, a maioria da leva de 1975, nao podem com a Bandeira de Timor-Leste, pois nao estao la as cores que eles estavam habituados, as cores de elitistas mesticos que pensavam que iam governar Timor Leste, mas como o tiro saiu-lhes pela culatra, agora ate queixam-se da Bandeira. Tenham juizo pois ja devem ter idade para isso!
Fote Make Riba

Anónimo disse...

A maioria pode e deve governar (desde que para tal eleita em eleições legislativas), para todos os timorenses.
Ter a maioria absoluta não dá o direito de subverter a história de um povo.

Muitos dos que aqui fazem a apologia do absoltismo da FRETILIN, já se esqueceram do "direito à indignação" no último governo de Cavaco Silva, chamando-lhe "ditadura da maioria".
É pena que a memória seja tão selectiva.

A bandeira de Timor-Leste é uma vergonha do espírito totalitário da FRETILIN.

E é um símbolo muito importante.

Não sei qual era a proposta da UDT, nem tal me interessa.

A sua referência racista a "elitistas mestiços" deixa bem clara a natureza da sua concepção de democracia.

Em Timor, deve haver lugar para todos os timorenses independentemente da raça, cor, credo ou opinião política.

Alkatiri é árabe, Ana Pessoa é mestiça, Ramos Horta é mestiço e não são menos timorenses por causa disso.

Esse racismo cretino que em Angola e Moçambique nos finais dos anos 70 afastou gente de valor que muita falta fez e que ficou conhecido pelo movimento de africanização, só trouxe prejuízos a esses países.
Como se massa cinzenta pudesse ser dispensada em algum lugar, especialmente onde não abunda.
Qualquer racismo resulta de complexo de inferioridade não resolvido.

Anónimo disse...

E incrivel como alguem que presumo tenha algum conceito democratico possa dizer que a tal bandeira e bandeira dos timorenses. Imaginem, se houver outro partido com uma maioria suficiente para mudar a bandeira para a cor do seu partido la iremos ter outra bandeira?
UMA BANDEIRA TERA QUE SER PARA TODOS NAO SO PARA A MAIORIA!!!!

Anónimo disse...

Fote Make Riba.

Voce e um racista que nao tem lugar em Timor. Timor nao precisa de escumalha como voce. Foram pessoas como voce que em 1975 gritavam "independencia imediata" e "morte aos mesticos e brancos" (portugueses). Voce e mesmo um bom exemplo do que a Fretilin era e continua a ser em grande parte.
Que isto sirva de licao para os Malais Azuis, vermelhos, amarelos, roxos, margaridas, malmequeres, etc,etc que vos andam a defender.

Anónimo disse...

E mesmo! o fote make riba no seu comentario acima exemplifica melhor que qualquer argumento aquela arrogancia do antigo governo que excluiu quase metade da populacao quando decidiram escolher simbolos nacionais que so representam a Fretilin.
E exactamente esse tipo de governacao que caracterizou o governo de Mari Alkatiri e do qual o povo se fartou. Expressoes tais como "democracia representativa" ou "democracia participativa" nao constam dos seus dicionarios e e exactamente por isso que nao merecem governar. Num pais mais desenvolvido com sociedades mais avancadas a Fretilin nao seria mais do que o PCP e em Portugal.

Anónimo disse...

anonimo:6:35:19 PM
deixa la ele(foti mak riba)falar avontade.pq ninguém vai ouvi-lo.aquele pessoa que sempre fumentar a desastabilidade em timor vamos todos atento dele ok.

Anónimo disse...

Caros amigos algém me explica quais são as propostas ou programas alternativos ao "governo FRETILIN" da oposição?

Fala-se em democracia, em racismo...

Mas não são os elementos da oposição que chamam "árabe", comunista, a Alkatiri?

É isto que é democrático?
É isto que é uma atitude não racista?

Não vejo nenhuma diferença na postura da oposição relativamente à postura da FRETILIN.

Todos sem excepção têm por base ódios e ambições pessoais.

E a prova está no facto de os deslocados continuarem aterrorizados porque não confiam, como eu não confiaria, nos seus lideres.

A violência continua e até agora o que temos é:

Silêncio absoluto do Presidente da República - o mais alto responsável da Nação.

Silêncio absoluto da oposição.

Silêncio absoluto do parlamento.

Silêncio absoluto do governo.

Silêncio absoluto da Igreja.

Parem uns segundos e percebam que ninguém quer realmente saber do povo e que as discussões sobre símbolos nacionais perdem o sentido perante a miséria do povo e a falta de seriedade e de sentido nacional da suposta "elite" timorense.

A actual "elite" está desgastada pelo ódio e pela violência e não fazem ideia do que é democracia!

Aguardemos por uma nova geração de timorenses culta e sem ódios para que o povo de Timor possa finalmente ter direito à paz que tanto merece!

Anónimo disse...

Eu ja encomendei essa nova geracao!
Chega no comboio das 5 da tarde
que aporta na estacao de UDILARAN.
Tambem ja instalei dispositivos de seguranca (x-ray)para detectar
os "persona non grata" eg:fote make riba,mau seran,bachichi e demais.

Anónimo disse...

A democracia nao e concedida mas sim conquistada.
Esta crise nao foi senao uma batalha para resgatar a verdadeira democracia das garras de uma lideranca despota que almejava governar Timor por uma eternidade(50-100 anos).

Anónimo disse...

Anonimo das 8:10:40 PM.

Esqueceu-se de dizer "Silencio absoluto da Fretilin". A pois tem razao! O silencio absoluto do Parlamento e sobejamente suficiente para significar o silencio absoluto tambem da Fretilin.

Desculpe a minha distracao!

Anónimo disse...

Sabem uma coisa? Sou pescador! Atirei uma isca no seio de uma minoria, e ai esta, os tubaroes esfomeados apareceram TODOS!
Ja declarei anteriormente que nao pertenco a nenhum partido politico de Timor-Leste! Nao me identifico com nenhum deles! Em 1975 nao gritei morte aos malais porque sou MALAI-Timorense.
O que sinto e ate bastante, e que depois de tantas mortes desde 1975 ate 1999, depois de Timor Leste ter lutado e adquirido a sua Independencia, depois de o povo ter votado e um Partido ter ganho a maioria dos lugares no Parlamento o que lhes deu direito de formar Governo por 5 anos, apareceram meia duzia de corruptos com o apoio de outros tantos bandidos a dar cabo daquilo que foi construido a custa de tanto sangue Timorense! E a parte mais triste e que continuam a derramar sangue, sangue que nao lhes corre nas veias, pois o sangue derramado e e sera sempre de inocentes.
Por isso para voces todos que acham que o que se passou em Timor foi Democratico, so posso dizer: QUE POBRE DEMOCRACIA!
E agora pergunto a todos vos sabichoes que me saltaram para as costas: Nao havia uma maneira mais pacifica e mais Democratica de correr com o Mari Alkatiri dali para fora? Havia sim! O povo tinha que se pronunciar! O povo pronunciou-se? NAO! (O povo de Timor Leste nao esta todo acantonado em Dili)Quem se pronunciou? Foi a meia duzia de gatos pingados em Dili!
Acham que estou errado? Acho que nao! Acham que as Instituicoes Internacionais que elogiaram o Governo de Mari, estavam erradas? Eu acho que nao!
VIVA A VERDADEIRA DEMOCRACIA
Fote Make Riba

Anónimo disse...

"...depois de o povo ter votado e um Partido ter ganho a maioria dos lugares no Parlamento o que lhes deu direito de formar Governo por 5 anos..."

Uma conclusão é verdadeira quando assenta em pressupostos verdadeiros. É o princípio do silogismo.

O que acontece ne vardade, é que a sua afirmação acima reporduzida não é verdadeira. Logo, a asserção que dela resulta também não o é.

O povo votou em 2001, é certo. O que é errado é afirmar que votou num partido que obteve a maioria dos lugares no Parlamento.

O povo votou num partido que obteve a mioria dos lugares (55) numa Assembleia Constituinte.

Esse partido e mais 3 deputados, é que abusaram do voto dos eleitores e mescambelharam a Constituição para que essa Assembleia se auto transformasse em Parlamento, além de outros abusos.

Nunca houve eleições em Timor para um Parlamento de onde saísse um governo legitimado por eleições para o efeito.

E é claro que tinha que ter havido eleições legislativas. Porque só assim o governo e o parlamento de onde saísse teriam a legitimidade que agora não tem.

Quando um partido se dá ao desplante de se apropriar do país, com base em eleições que foram para propósito diverso, alguém se admira da qualidade da democracia?

As instâncias Internacionais elogiaram o governo de Alkatiri no que concerne a alguns aspectos económicos, como o assunto do petróleo e do fundo petrolífero e o facto de ter resistido à tentação de pedir empréstimos ao Banco Mundial e ao FMI. O que eu também louvo. Já o facto de não existir déficit público deveu-se mais à falta de capacidade de execução orçamental que outra coisa. Mas por um lado ainda bem.

Mas as análises das mesmas instâncias vêm acompanhadas de análises negativas e advertências sobre outros sectores e essas, são sempre escamoteadas. Porquê?

Todos somos poucos para condenar qualquer tipo de violência, mas não podemos ignorar as causas profundas e remotas dela.

Sem se resolver a causa profunda não remédio que funcione, nunca passará de paleativo temporário.

Anónimo disse...

Ora bem anonimo das 11:20:55 PM. Muito bem dito.
Mas essas sao as verdades que o camarada Fote Make Riba e outros nao conseguem refutar de forma credivel.
Primeiro, porque nao tem capacidade para o fazer. Segundo, porque e futil tentar defender o indefensivel.
Nao ha maneira de defender a legitimidade do governo da Fretilin ou mesmo do Parlamento e como tal o proximo Parlamento e governo vao ser os primeiros legal e legitimamente eleitos pelo povo.(espero que nao haja mais manobras)

Quanto as criticas das instituicoes internacionais em geral sao tantas as que foram transmitidas em forma de recomendacoes, relatorios etc, sobre as deficiencias do desempenho em varios sectores que seria a mesma coisa que ter que escrever um relatorio para apresentar aqui no Timor-online.

Mas uma critica constante que vale a pena por aqui em destaque relaciona-se ao sistema altamente centralizado e burocratico que o governo de Mari montou para manter um forte controlo sobre a administracao e que practicamente estrangulava os servicos publicos e, ao contrario daquilo que argumentavam, abriu as portas para a corrupcao.

Mas isso era sintomatico da tendencia de controlar tudo e todos que o antigo governo sempre soube demonstrar e que faz parte do "pacote" ideologico.

Anónimo disse...

Meus amigos espertalhoes acima, voces estao dizendo que o Governo de Mari nao era legal? Aonde estavao voces antes de Abril deste ano? Nunca ouvi dizer antes da "golpada" que o Governo de Mari era ilegal! Se o fosse nao teria existido condenacoes por parte de outros Paises? Como e que e porque e que o Governo Australiano estava a negociar o petroleo com o governo ilegal de Mari?
Nao me venham ca com tretas, pois as vossas tretas so da para enganar
burros da vossa especie.
Fote Make Riba

Anónimo disse...

"elitistas mesticos" - Mari e descendente de iemenitas, Roque, Ana Pessoa, Ramos Horta, e tantos outroa sao mesticos e sao tao timorenses como qualquer outro. A maioria dos deputados do Parlamento Nacional de Timor sao portugueses (com passaporte) e tambem deviam ser menos hipocritas quando se poem as vezes a acusar Portugal. Portugal eh que lhes paga as pensoes, que em Timor sao muito dinheiro...
Todos os anos morrem centenas ou milhares de pessoas a tentar atingir a Eupora como emigrantes clandestinos, so os timorenses tem sempre disponivel a teta gorda da vaca leiteira portuguesa que lhes da passaportes da Uniao Europeia para irem ganhar dinheiro para a Irlanda ou Inglaterra, legalmente, e depois andarem tambem a dizer mal de Portugal...
A Fretilin fez, fora de epoca, aquilo que a sua constituicao de meia tigela prometia em 75: a Fretilin eh o Estado e o Estado eh a Fretilin. A bandeira faz parte do pacote...

Anónimo disse...

O Parlamento, e logo o governo dele derivado, não é ilegal. É ilegítimo.

Vá cultivar-se e veja se consegue descortinar a diferença.

E não é verdade que isso não tenha sido denunciado em devido tempo. A sua ignorância é que não lho permite saber.

que admiração o governo da Austrália negociar o petróleo com um governo ilegítimo. Não o fizeram antes com a Indonésia? Desde quando eles se preocupam com isso?

É tão triste a ignorância sectária.

Anónimo disse...

Com que entao saltaram-te para as costas? Deves ser muito sexy.
A minha prima Margarida tem um pacote melhor que o que expressaste.

Anónimo disse...

E levaram voces 4 anos para descobrir que o Governo do Mari era ilegal! Mas que grande ceita de espertalhoes! E por isso que Timor esta na situacao em que se encontra! E agora so uma perguntinha? Se voces dizem que o governo do Mari era ilegal pois as eleicoes nao foram para formar governo, e como agora o Horta foi substituir o Mari, sera que que o governo do Horta tambem e ilegal? Houve eleicoes para esse fim? Desamanhem-se la pois estou mortinho para ver a vossa resposta inteligente!
Fote Make Riba

Anónimo disse...

O Fote Make Riba. Apesar de ser racista ate dizer chega voce e um cabeca dura que nem uma pedra. Leia la outra vez os comentarios acima e diga la onde e que esta argumentado a ilegalidade do governo de Mari? Como e que pode confundir a palavra ilegitimo por ilegal? Sera que nao sabe mesmo a diferenca? So voce! Va se tratar porque isso deve ser senilidade.

E quanto ao governo do Horta, sofre do mesmo mal que o anterior. Independentemente da sua capacidade de gestao, falta lhe a legitimacao do povo e ninguem pode argumentar o contrario. Alias a propria fretilin disse ser inconstitucional e a oposicao acusou o de ser ilegitimo de modo a exigir eleicoes anticipadas.

Talvez as exigencias para eleicoes anticipadas nao tivessem sido tao irrazoaveis. Isto e, se nao fosse o facto de restar somente 9 meses para as proximas eleicoes previstas e o atraso nas leis eleitorais e preparativos para a sua realizacao talvez nao fosse ma ideia.
Acabava-se as teimas de uma vez por todas qualquer que fosse o resultado. A Fretilin poderia ganhar outra vez e fazer calar os criticos quanto a questao da legitimidade ou perdia e ficava provado que a Fretilin ja nao tinha a legitimidade para continuar a governar ate ao fim dos 5 anos.

Mas um conselho. Veja la se le melhor os comentarios antes de dar uma resposta.

Anónimo disse...

Anonimous Agosto 8 2006, 6:25:19.

Concordo consigo. Devias Aumentar a morte do Portugues Magiolo e outros e como foram mortos. O pai do actual Vice-Ministra da Justica, como foi morto? Esses Portugueses foram mortos duma forma horrivel ate que o governo do Mari nao autorizou o filho do Magiolo cavar os ossos do Pai em Aileu. Porque nao autorizou?

O que ainda resta agora, os filhos / decendentes dos Portugueses em Timor sao nomeados como Mistico sem patria. E isto que a margarida e o malai azul estao a defender?

Antes de defender Mari cs, fazem la uma pesquica da politica original da Fretelin.

Anónimo disse...

Anonimo das 12:18:09,
Vai entao apresentar queixa ao nosso querido Presidente Xanana Gusmao e ao nosso querido corrupto PGR Longuinhos Monteiro! Se estes nada fizerem vai ao Kofi Anan! Se este nada fizer, vou-te enviar a corda mais bonita que possa encontrar aqui na Australia, e se me deres a tua morada, te a enviarei. So tens que procurar um gondoeiro com uma ramada bonita e cheio de folheagem, e traz, resolves o teu problema, pois eu ca nao tenho algum.
E a proposito nao sou racista, tenho amicissimos de todas as cores e feitios, e nao fui eu que comecei a chamar o Alkatiri de arabe. Deve ter sido um dos teus amigos, da velha guarda da UDT.
Fote Make Riba

Anónimo disse...

FMR

Se o John Howard te descobre, manda-te de volta e vais ter que pedir emprego à FRETILIN.

Anónimo disse...

Para acabar com esta conversa de racismo, afirmo que Mari Alkatirti, mandou enforcar os militares portugueses da C.Caç 11 no Oé Cussi, já depois da entrega da Companhia aos Timorenses.
O primeiro sargento Timorenses é que não obdeceu, caso contrário ...dirão que foram coisas da guerra, ou do golpe da UDT. E o golpe da Fretilim? de quem eram as armas, e as fardas dos comandados por Lobato que sairam do QG?E o absurdo de usar uma maioria, para só proteger os da cor? e esqucer todo um Povo, que tanto tem sofrido, e que vai (infelizmente 9 continuar a fazêlo.
~D usar uma maioria para com elevada dose de chauvinismo, acollar tuso à fretilim? Bandeira , datas, etc. Isto é no minimo ridiculo.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.